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Vale a pena abrir uma loja virtual?

28 de maio de 2014 Artigos 0 comentários

Bem, se olharmos para os números que mostram o crescimento das vendas online, não pensaria duas vezes para colocar para rodar a loja virtual. Porém, como tudo é necessário muita cautela, preparo e planejamento.
Segundo o IBOPE e-commerce, 61% dos usuário de internet, que hoje registra mais de 100 milhões de internautas, acessaram sites de comércio eletrônico no Brasil em agosto.


O ano de 2012 se encerrou com números positivos para o e-commerce B2C brasileiro. O setor fechou o ano com R$ 22,5 bilhões de faturamento, um crescimento nominal de 20% em relação a 2011, quando havia registrado R$ 18,7 bilhões em vendas de bens de consumo. Esses dados acabaram confirmando a previsão de evolução para o comércio eletrônico realizada pela e-bit, na última edição do relatório WebShoppers.

O que vem pela frente?
Os números do comércio eletrônico no Brasil continuarão em ascensão em 2013. De acordo com previsão realizada pela e-bit, empresa especializada em informações do setor, a estimativa para crescimento nominal do e-commerce B2C é de 25%, chegando a um faturamento de R$ 28 bilhões em 2013.

O que eu preciso para abrir o meu e-Commerce?
Primeiramente é preciso entender que a loja virtual não pode ser encarada como um catálogo digital de produtos e serviços e que exigirá dedicação e paciência. Pode ser comparada a um empreendimento físico mas com várias vantagens.

  • Plataforma

É o sistema que fará todo o gerenciamento da loja virtual. É importante avaliar com o auxílio de um profissional da área de e-commerce qual a plataforma mais adequada para o negócio.

  • Meios de pagamento

Ponto crítico na implantação, pois interfere diretamente na margem de lucro dos produtos. É preciso avaliar se serão utilizados intermediadores de pagamento ou integração direta com as operadoras de cartão de crédito e bancos.

  • Frete

Fator que influencia muito na decisão de compra do internauta. Procure falar com a agência dos Correios da sua cidade ou transportadoras, para viabilizar o menor custo possível do frente.

  • Segurança

É importante que a plataforma escolhida possibilite a ativação de certificado de segurança SSL (Secure Socket Layer) que cria um canal criptografado entre a loja virtual e o navegador (browser) do seu cliente.

  • Design

Gera credibilidade, transmite confiança e profissionalismo. O visual deve ser “limpo” refletindo o posicionamento do seu negócio e seguindo a identidade visual da empresa. Além de tudo, escute o que o consumidor alvo diz sobre a estrutura da loja virtual e transforme em melhorias e oportunidades para aumentar as vendas.

  • Marketing

Utilize as ferramentas disponíveis, muitas gratuitas, para otimizar a loja virtual e atingir o consumidor alvo e a partir daí, começar a construir um relacionamento cada vez melhor com conteúdo de qualidade e relevante, gerando resultados nas vendas e posicionando marca do seu negócio na mente dos consumidores.

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Denis Zinetti

Denis Zinetti

Sócio-fundador da Valore Marketing e Tecnologia. Mais de 15 anos de experiência no mercado, sendo 6 anos como empresário e entusiasta do empreendedorismo. Aficionado pelo mundo do eCommerce e tecnologia. MBA em Marketing e Vendas, Curso de Extensão em Métricas e Graduado em Design.

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