Seu site vende?
Confira 5 passos para tornar seu site uma ferramenta de vendas online
Todo mundo está cansado de saber o quão importante é a presença digital, ter um website, utilizar as redes sociais, ter um canal de vídeos, etc. O que muitos não sabem é como utilizar todas essas ferramentas para gerar vendas, quando falo em vendas, me refiro a todos os segmentos e, não exclusivamente as lojas virtuais com transações financeiras diretas.
No mundo todo, as pessoas iniciam as relações com as empresas visitando primeiramente o seu website, nem que seja para encontrar o telefone, email ou o fale conosco. O sucesso do Google se dá por conta desse comportamento.
Há milhões de sites na internet, e mesmo com toda evolução tecnológica e estratégica, ainda encontramos centenas de websites que não contribuem para a imagem da empresa, com linguagem inadequada a persona (público-alvo), conteúdos muito técnicos e por ai vai.
Com isso, quero contribuir para que seu negócio cresça de forma sustentável e para isso ele precisa vender!
Com esses 5 passos que vou te ajudar a mudar o ponto de vista e com isso melhorar as vendas e relacionamento com seus clientes e futuros prospects.
Passo 1
Definição do objetivo e público
Procure entender quais os problemas ou “dores” que o público-alvo tem com relação ao seu mercado, e a partir disso, modele a sua comunicação, produtos ou serviços para resolver esses problemas, afinal de contas, é isso que as pessoas ou empresas buscam: uma solução para os problemas. E quando você passa a pensar e criar as estratégias por essa perspectiva o processo acontece de forma mais eficaz.
Passo 2
Definição dos CTAs (Call to actions)
Significa chamada à uma ação, ou seja, são funções dentro do website que levam os usuários a realizar ações específicas. Os CTAs podem variar de acordo com o objetivos e metas do site.
Alguns exemplos:
• Visitar um página específica;
• Comprar um produto;
• Entrar em contato;
• Assinar uma newsletter;
• Pedir um orçamento;
• Fazer o download de um material;
• Fazer o download de um software;
• Realizar um cadastro.
Os CTAs podem ser em forma de botões, banners, links, palavras-chave em vídeos ou podcasts.
O ideal é que todas as páginas do seu site tenha algum tipo de CTA direcionando o visitante.
Passo 3
Planejamento do design e a usabilidade
Pensar e utilizar o design para alavancar as conversões, transformando acessos em vendas e tornando a experiência do usuário em algo agradável e eficiente. Faça testes A/B com diferentes designs de páginas para definir qual a melhor apresentação.
Passo 4
Tecnologia e automatizações
Para o usuário, não importa como funciona desde que ele consiga utilizar. Mas é importante para você dono do negócio saber qual tecnologia está comprando e quais automatizações são possíveis de serem utilizadas, facilitando a administração do site. Um exemplo são as ferramentas de gestão de conteúdo (CMS) para blogs, gestão de contatos, newsletter, área do cliente, integração com redes sociais, etc.
Passo 5
Dispositivos mobile e buscadores
O aumento da quantidade de usuários conectados através de seus dispositivos móveis entre os meses de maio de 2014 e 2015 cresceu de 13,94% para 29,51%, representando um acréscimo de impressionantes 112%.
Diante desses números fica claro a importância do website ser adaptável aos smartphones e tablets. O site mobile pode ter duas configurações: web design responsivo ou URLs separadas para desktop e dispositivos móveis.
Nesta fase, vale testar o site na ferramenta do Google: https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/
Por último, não deixe de utilizar algum sistema de estatísticas, para medir os resultados e criar indicadores para avaliar as ações e conversões. Eu sempre indico a utilização do Google Analytics, que é muito completo e gratuito.
Agora, você já tem os primeiros passos e sabe o que fazer quando for remodelar ou iniciar um novo projeto, correto?
Qualquer dúvida ou consideração que desejar sugerir, é só deixar um comentário abaixo.
Até a próxima...
Denis Zinetti
CEO na Valore Marketing e Tecnologia

Denis Zinetti
Sócio-fundador da Valore Marketing e Tecnologia. Mais de 15 anos de experiência no mercado, sendo 6 anos como empresário e entusiasta do empreendedorismo. Aficionado pelo mundo do eCommerce e tecnologia. MBA em Marketing e Vendas, Curso de Extensão em Métricas e Graduado em Design.
CATEGORIAS
